POLÍCIA FEDERAL DESVENDA ESQUEMA DE DESVIOS DE RECURSOS PÚBLICOS E LAVAGEM DE DINHEIRO EM BARÃO DE GRAJAÚ

 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), a Operação VIS HABITUS, com o objetivo de combater desvios de recursos públicos, fraudes licitatória e lavagem de dinheiro no município de Barão de Grajaú/MA, ocorridos entre 2015 e 2017.

De acordo com as investigações, servidores públicos do município teriam recebido transferências indevidas de empresas contratadas pela prefeitura, movimentando mais de R$ 1,3 milhão em suas contas pessoais.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Barão de Grajaú, expedidos pela Vara Federal de Balsas/MA. A Justiça Federal também determinou a quebra do sigilo telemático dos equipamentos apreendidos. Os investigados poderão ser indiciados por corrupção passiva, apropriação de verbas públicas, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e associação criminosa, crimes que, somados, podem resultar em penas de até 29 anos de prisão.

Durante as buscas, uma grande quantidade de dinheiro em espécie foi apreendida, além de veículos de luxo e outros bens incompatíveis com a renda dos investigados. Os valores ainda estão sendo contabilizados.

Os materiais recolhidos serão submetidos a exames periciais para identificar outros envolvidos, incluindo empresários e servidores públicos, bem como possíveis crimes adicionais. As investigações, conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA, continuam em andamento.

A operação foi batizada de VIS HABITUS, termo em latim que significa “força do hábito”, referindo-se à presunção de continuidade de uma situação, a menos que algo ou alguém a interrompa. Veja o vídeo abaixo:









Publicidade:
Avenida Rio Branco | Pedreiras - MA 


Postar um comentário

1 Comentários