O Governo do Maranhão realizou na última quinta-feira (13), a audiência do Orçamento Participativo 2023. O local escolhido para o evento foi o Parque João do Vale, avenida Rio Branco, centro de Pedreiras - MA.
Ação visa ouvir a população maranhense sobre prioridades que devem ser incluídas no orçamento público. Onde maranhenses tiveram a oportunidade de opinar sobre quais ações, obras e projetos o Governo do Maranhão deverá aplicar os recursos do orçamento público do Estado. As audiências públicas serão realizadas em 32 municípios, até o dia 1º de agosto.
O OP é coordenado pelas secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), com o apoio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).
Neste ano a novidade é que cada região poderá apresentar até 10 propostas, a partir dos eixos: economia próspera e inclusiva; educação, identidade e cultura transformadoras e estruturantes; meio ambiente valorizado e resiliente; governança efetiva, conectada e inovadora; sociedade saudável, segura e justa, que dialogam com os eixos de trabalho do Maranhão 2050, primeiro plano de longo prazo do Estado. Assim, ao final do OP 2023 serão até 320 propostas. Todas elas serão integradas ao Plano Plurianual 2024/2027.
Mas para eleger as ideias que irão compor a Lei Orçamentária Anual de 2024 (LOA 2024), será realizada votação na Plataforma Participa MA, https://participa.ma.gov.br/.
Cada regional escolherá uma entre as dez propostas que elaborou na audiência pública no Orçamento Participativo.
Pedreiras
Região do Médio Mearim, contempla os municípios Pedreiras, Bernardo do Mearim, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lima Campos, Porção de Pedra, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto e Trizidela do Vale. Veja a reportagem completa, clicando no vídeo abaixo:
0 Comentários