Paciente recuperada da Covid-19 (Foto: Divulgação) |
A técnica de enfermagem ficou internada por 10 dias na unidade de saúde, que é uma das referências para o atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus. Funcionária de hospital da rede municipal de saúde, Maiza sentiu os primeiros sintomas no dia 21 de março. “Comecei a sentir o corpo mole e sintomas gripais e recebi atestado para o isolamento de 14 dias. Como os sintomas aumentaram, busquei atendimento médico e fui regulada para o HCM”, informou.
Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o hospital dispõe, atualmente, de 20 leitos de UTI destinados exclusivamente para pacientes infectados pelo coronavírus.
Continua depois da publicidade:
Considerado paciente grave e em comorbidade, por ser hipertenso, diabético, dialítico e com amputação de um dos membros inferiores, Laércio foi atendido pela equipe multiprofissional do HCM. “Por conta do quadro clínico, ele precisou de suporte de máscara concentradora de oxigênio e depois cateter nasal. Nós ficamos tristes com as perdas, entretanto todo paciente que recebe alta serve de combustível para a equipe continuar lutando”, falou o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros.
Os pacientes do hospital recebem alta médica quando não apresentam mais sintomas, com melhora no quadro clínico e passam a ser monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Segundo o médico infectologista, Bernardo Basto Wittin, vinculado ao Hospital Presidente Vargas, da Rede Estadual de Saúde do Maranhão, a resposta da cura dos pacientes varia de pessoa para pessoa. “A resposta para cura de qualquer quadro viral varia de indivíduo para indivíduo. É a resposta que o próprio organismo vai ter. Mesmo uma pessoa com saúde pode apresentar um quadro mais grave da doença”, explicou.
Bernardo ressalta que a alta médica é dada quando, após 14 dias, o quadro clínico do paciente tem melhora e ele não apresenta mais os sintomas da Covid-19. Os pacientes que estão com a doença recebem tratamento que alivia os sintomas e, em maioria, estão em isolamento domiciliar. A hospitalização, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é necessária apenas nos casos em que a pessoa apresenta os sintomas mais graves da doença, necessitando de cuidados médicos.
Leia também:
Secretaria de Saúde afirma que duas pessoas já estão curadas do Covid-19 em Trizidela do Vale
Publicidade:
0 Comentários