O suspeito de ter matado o animal raro, se apresentou no DPM em Lima Campos, e confessou o crime ambiental. O homem identificado pelo nome de Lucas Santos de Moraes, de 46 anos de idade, morador do povoado Vila Esperança em Peritoró, concedeu entrevista para o repórter Marcos Limma, e contou como matou o animal.
Ele disse que foi atacado pela onça, e para se defender, efetuou um disparo em direção do animal. Ainda de acordo com os relatos do homem, o animal evadiu-se, sendo encontrado sem vida a poucos metros do local onde houve o disparo.
Lucas retornou ao povoado Centrinho, e solicitou a ajuda de três indivíduos para fazer o transporte do animal, na casa de sua mãe, o homem retirou o couro da onça e descartou as vísceras em um terreno aproximadamente 100 metros da residência, e distribuiu a carne para várias pessoas.
Continua depois da publicidade:
Segundo a legislação brasileira, matar qualquer animal silvestre é crime ambiental punido com pena prevista de seis meses a três anos de prisão, e multa.
A onça-pintada é considerada um animal em extinção pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), sendo o maior felino do continente americano e já foi considerada extinta em muitos países onde a caça ainda é permitida.
Publicidade:
0 Comentários