Governo promoveu audiência pública em Pedreiras, agregando comunidades do Médio Mearim (Foto: Erly Silva) |
Na audiência, a população fez propostas, sugestões e elegeu, entre as prioridades, iniciativas para o desenvolvimento das 16 cidades da regional. Esta é a segunda semana de audiências e os debates vão definir a aplicação do orçamento para o quadriênio 2020-2023.
Fotos: Eliseu Barony |
Para o prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, é decisivo que a população faça parte deste momento e se manifeste para colocar suas demandas. “Nossa região precisa de investimentos para que melhore a qualidade de vida das comunidades. É uma questão social e diferenciada do governo para levar as políticas a todos os maranhenses. Não podíamos deixar de estar aqui”.
As potencialidades da região são inúmeras e agregam oportunidades na agricultura, pecuária, pesca e piscicultura, extrativismo vegetal e mineral, cadeia do leite, cerâmica e a exploração de gás natural. Como demandas prioritárias, a comunidade elegeu medidas para melhoria da malha viária; incentivos ao agronegócio, turismo e artesanato; políticas de inclusão afrodescendente e quilombolas; revitalização da barragem do Rio Flores; construção de aterro sanitário; dentre outras.
Na década de 60, o Médio Mearim foi um importante ponto de escoamento da produção agrícola, principalmente Pedreiras, cidade mais antiga da região. Atualmente, a exploração de gás natural movimenta a economia da área. Pedreiras tem a maior população e a melhor infraestrutura da região, elementos contribuintes para sua escolha como polo regional.
Continua depois da publicidade:
Avenida Rio Branco - Nº 691 - Pedreiras - MA |
Presentes aos debates da audiência, o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo; a secretária de Estado da Mulher (Semu), Ana Mendonça; e o deputado estadual Vinícius Louro, representando a Assembleia Legislativa do Maranhão.
Debate inclusivo
O processo do Orçamento Participativo ocorre desde 2015, contemplando todo o Maranhão a partir de territórios que englobam os 217 municípios. No período, as escutas territoriais possibilitaram a elaboração de mais de 990 propostas, que tiveram a saúde, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento e assistência social entre as áreas mais demandadas e votadas pelas comunidades.
Na ocasião das reuniões do orçamento, as comunidades terão acesso a relatório sobre a situação dos municípios e, dessa forma, terão embasamento para a construção de propostas. O estudo é resultado de levantamento realizado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográfico (Imesc). Durante as audiências, haverá ainda a promoção de serviços diversos à população, ofertados pelo Governo do Estado.
Publicidade:
Rua da Independência - Nº 244 - Pedreiras - MA |
0 Comentários