O mutirão é realizado através de uma parceria entre a secretaria de saúde do município e a regional de saúde. E tem como objetivo diminuir o alto índice de infestação constatado através do LIRA ( Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti). Além das visitas aos bairros, realizadas pelos agentes de limpeza pública e agentes de endemias.
Está sendo realizada a aplicação de inseticida (fumacê) realizado pelo Programa de Prevenção e Controle de Arboviroses – dengue, chikungunya e zika, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). As atividades tiveram início na última segunda-feira (25), em Pedreiras e Trizidela, e devem se estender por 15 dias.
Continua após a publicidade:
Publicidade: MM Gesso 3D. |
No dia 7 de março, os veículos iniciam também o trabalho em Igarapé Grande, Esperantinópolis, Lago da Pedra e Santa Filomena.
Foto: Blog Tribuna 101 |
“O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRA) termina dia 28. Os municípios que já finalizaram e apresentaram alto índice estão recebendo as ações para combater o mosquito adulto. Além disso, estamos mantendo um diálogo com os gestores para que eles intensifiquem o combate ao mosquito na forma larval. Todos precisam, incluindo a população, agir”, salientou Maria das Graças Lírio Leite.
Foto: Blog Tribuna 101. |
A aplicação de inseticida com o fumacê acontece sempre no final da tarde e início da manhã em um ciclo de 15 dias – aplicação por cinco dias, intervalo de cinco e mais cinco de aplicação – para garantir que as larvas virem mosquitos e estes também sejam mortos. Segundo a coordenadora do Programa de Prevenção e Controle de Arboviroses – dengue, chikungunya e zika, Joseneide Matos, contudo, é preciso que todos façam sua parte para evitar que o Aedes coloque os ovos.
Mais detalhes sobre o mutirão nas matérias abaixo produzidas pela TV Rio Flores:
PREVENÇÃO
Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.
É simples e rápido combater o Aedes aegypti, siga essas dicas:
Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.
Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.
Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.
Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.
Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.
Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.
Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.
Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.
Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.
Suporte de garrafão de água mineral: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.
Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.
Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.
Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela.
Objetos que acumulam água: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo.
Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.
Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.
Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro.
0 Comentários